PhytoMaster: Farmácia de Manipulação

A qualidade e eficácia do medicamento manipulado

Uma coisa é certa: quando estamos com algum problema de saúde, recorremos à assistência médica para que possamos melhorar o mais rápido possível. E isso se dá por meio dos medicamentos prescritos pelo especialista. Mas e se a receita for de um medicamento manipulado? Como sei que ele é eficaz?

A fim de esclarecer essas e outras dúvidas, além de entender melhor sobre o mercado magistral e as vantagens de customizar as prescrições médicas, resgatamos um pouco da história da ciência e seu fascínio pelo corpo humano.

Com a descoberta da sequência do DNA, apresentada por Francis Collins e J. Craig Venter, em 2000, seria possível identificar diagnósticos e realizar tratamentos mais eficientes para inúmeras doenças. Assim, com a medicina evoluindo, as medidas terapêuticas seguiram o mesmo rumo.

O tratamento customizado passou a ganhar destaque nos consultórios, começando pela prescrição personalizada. Por esse motivo, a escolha pelo produto manipulado superou o conceito de “menor preço” e tornou-se um recurso eficiente para os médicos utilizarem em seus pacientes.

Com a disponibilidade de ativos cada vez mais inovadores, é possível personalizar formulações para diversos métodos terapêuticos e garantir a prevenção e uma melhor qualidade de vida.
Diversos especialistas prescrevem fórmulas manipuladas para seus pacientes.

“Desde que atuo como médico, eu trabalho com o tratamento customizado dos meus pacientes, pois acredito na individualidade de cada um, com um metabolismo específico e que vai reagir de maneira diferente diante da prescrição. Por isso, nós médicos, devemos utilizar o bom senso e não avaliar apenas a doença, mas sim o doente, na hora de decidir sobre a indicação de um tratamento”, orienta Dr. Márcio Tannure, ortopedista e traumatologista, diretor médico da Comissão Atlética Brasileira e do UFC no Brasil, além de chefe do Departamento Médico do Flamengo.

Para o Dr. Ricardo Shiratsu, dermatologista e vice-presidente da SBD-SP, com o uso de produtos manipulados é possível determinar a concentração adequada dos ativos na fórmula para um determinado paciente. Ele afirma que a qualidade e tecnologia das matérias-primas o transmitem a segurança para prescrever as formulações.
Farmácia magistral.

As formulações são manipuladas na farmácia magistral que, assim como qualquer estabelecimento de saúde, precisa de regulamentação para funcionar e fiscalização de órgãos competentes como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Conselho Regional de Farmácia (CRF).

Para exercer as atividades, é necessário que seja realizada uma avaliação criteriosa do fornecedor da matéria-prima, para garantir a procedência e qualidade do produto a ser utilizado durante o processo de manipulação. Garantindo, assim, a segurança desde a aquisição do insumo até o produto final.

Os laboratórios são locais onde a matéria-prima é manipulada para que seja transformada em medicamento, de acordo como foi prescrita pelo médico. É exigência da Anvisa, que dentro da estrutura da farmácia sejam oferecidos espaços projetados e apropriados para os tipos de insumos que serão manipulados.

“O estabelecimento é responsável pela qualidade das preparações que manipula, armazena, dispensa e transporta, por isso é indispensável o acompanhamento e o controle de todo o processo de obtenção das preparações, de modo a garantir um produto ou medicamento seguro.

As normas reguladoras que regem o setor magistral proporcionam melhorias para o segmento, passando mais credibilidade aos prescritores e pacientes, e qualificam a importância da farmácia magistral na terapia, principalmente no tratamento customizado”, afirma o farmacêutico Jorge F. Reis, responsável técnico e proprietário da farmácia que leva o mesmo nome.
Estrutura farmacêutica.

O mercado magistral construiu, ao longo dos anos, uma estrutura sólida pautada na constituição das entidades que representam o setor, assim como investimentos em capacitação, novas tecnologias e conhecimento.

Existem no país mais de 7 mil farmácias de manipulação registradas no Conselho Federal de Farmácia (CFF). Um mercado em ascensão que exige um alto nível de competência técnica e regulamentações, para oferecer um produto final de qualidade para o consumidor.

Segundo Marco Fiaschetti, assessor da Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), a atividade de uma farmácia de manipulação é regida por uma das legislações mais rigorosas do mundo e fortemente amparada em tecnologia, o que torna o Brasil referência em manipulação de medicamentos.

 

Qualidade e inovação
O segmento de distribuição de insumos farmacêuticos, assim como os demais segmentos do mercado farmacêutico, sempre tiveram a qualidade como um de seus mais fortes pilares de sustentação.

Pioneira e inovadora desde sua fundação, a Pharma Nostra® sempre entendeu que a qualidade é o principal componente para o crescimento e sustentabilidade, não somente do setor em que atua diretamente, como também do setor no qual seus ativos são destinados: a farmácia de manipulação.

Em 2011, a empresa foi adquirida pela multinacional Fagron, uma das maiores empresas no mundo na área de desenvolvimento e distribuição de ativos cosméticos, alimentícios e farmacêuticos. “Desde então, até o final de 2016, serão aproximadamente R$ 50 milhões investidos em controle de qualidade, auditorias em fornecedores e inovação”, afirma Flávio Morelli, gerente de Qualidade e Assuntos Regulatórios do Grupo Fagron.

É assim, com altos investimentos em inovação, qualidade e com foco total em seus clientes, que a Pharma Nostra® acredita estar contribuindo para um mercado magistral mais forte, profissional e sustentável.

 

Tratamento customizado
A vantagem da prescrição customizada, como o próprio nome diz, é atender diretamente a necessidade daquele indivíduo, atingindo o resultado esperado pelo médico, de forma mais rápida e assertiva, baseado em suas características.

A contribuição da manipulação à saúde, no entanto, vai muito além e conta com um sistema rigoroso de qualificação das matérias-primas e com tecnologias inovadoras para garantir a qualidade dos insumos.

Hoje, os ativos permitem associações cada vez mais inteligentes, o que garante mais estabilidade, eficácia, segurança e biodisponibilidade às formulações, fatores que colaboram para a credibilidade das prescrições de produtos customizados. E é assim que, ao longo de sua história, a Pharma Nostra® se consolidou como especialista no tratamento customizado.

“É uma empresa em constante desenvolvimento e que está sempre disposta para o novo. Esse, acredito ser o diferencial do nosso trabalho, somado ao investimento em qualidade, ciência e inovação. No entanto, queremos contribuir com mais e ser ‘referência na prevenção e inovação do tratamento customizado’. E é nesse posicionamento que apostamos para os próximos anos”, finaliza Ivan Maróstica, gerente geral da Pharma Nostra®.


Fonte: PharmaNostra

Author Info

Fernanado Leonardo

Sem comentários

Comentários não permitidos.